6 tópicos da NRF 2020 e porque são fundamentais para o varejo de hoje

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Casos de sucesso de líderes de mercado, Keynotes que são referência mundial e apresentação das mais avançadas tecnologias: a NRF 2020 terá tudo isso!

Assim como tem sido nos últimos 108 anos em que o evento é realizado, as tendências em que precisamos ficar de olho para participar da evolução do varejo serão apresentadas em Nova York. A partir de lá, elas se multiplicarão pelo mundo por meio dos seus mais de 38 mil participantes, vindos de mais de 90 países.

Em 2020, a Conductor estará novamente presente na NRF Retail’s Big Show, apoiando as comitivas brasileiras da BTR Varese e da GS&MD Gouvêa de Souza. Enquanto a NRF não chega, porém, já estamos preparando nossa agenda por lá. E dividimos com vocês um pouquinho do que está previsto para a próxima edição do evento. Confira!

NRF 2020: tópicos centrais do grande evento do varejo

O varejo precisa ser visionário. Já podemos sentir, antes mesmo de o evento acontecer, que esta será uma mensagem-chave multiplicada no palco e na área de exposições. Com a agenda dividida em seis tópicos principais, a NRF apresentará o que existe de mais visionário em cada um deles:

  • Talentos
  • Modelos
  • Experiências
  • Processos
  • Propósito
  • Colaborações

Veja abaixo o que mais vem se discutindo dentro desses temas e que também será debatido na NRF 2020:

Talentos no varejo

Desde a crise de 2008 nos Estados Unidos, a mão de obra no varejo vem sendo tratada como um tema mais estratégico para o sucesso do varejo – e não apenas no país. Além do desafio de gerar novos postos de trabalho, existe aquele ainda maior de encontrar as pessoas certas para lidar com as transformações que chegam aos pontos de venda de forma cada vez mais acelerada.

Tanto no relacionamento direto com o cliente, quanto no backoffice, os talentos do setor precisam estar profundamente conectados às novas tecnologias. Inteligência Artificial, novos meios de pagamento, automação de processos, uso de Big Data: todos esses temas necessitam ser entendidos e absorvidos como a nova realidade do varejo e dos profissionais que atuam nele.

Em adição a essas características específicas do setor, é preciso compreender e se preparar para outros desafios complexos do mercado de trabalho atual, como a chegada de novas gerações aos postos de trabalho e a demanda crescente por profissionais nas áreas de Tecnologia.

Entre os conteúdos que serão apresentados dentro deste tópico, teremos  “Por que os empregos no varejo podem ser bons: uma conversa entre o CEO do Walmart nos EUA, John Furner, e a professora do MIT, Zeynep Ton“.

Quer ter uma amostra do que será debatido neste painel? Assista à palestra de Zeynep Ton sobre a importância de gerar bons empregos no varejo, que não sejam vistos apenas como uma carreira transitória:

Modelos de negócio

Para conquistar resultados impressionantes, será preciso romper o molde. Levar os negócios para além dos modelos que já conhecemos e validamos. Por isso, modelos de negócio visionários são outro tópico da NRF 2020.

Aqui, devemos assistir a casos de sucesso que já se consolidaram em países como Estados Unidos e China, mas também teremos, provavelmente, muitas suposições e muitos questionamentos sobre o mais importante: para onde iremos? E, ainda sobre isso, com a provocação de o que será preciso para liderar os novos modelos que transformarão nossa forma de fazer compras.

Entre as sessões classificadas dentro deste tópico, temos “Visita virtual à loja: usando a tecnologia para reinventar o objetivo da loja“, com Shane Danos, Diretor da Neiman Marcus Group, e Karen Voelker, Associate Director da Accenture. Os palestrantes irão fazer visitas virtuais a lojas de Nova York, como Puma, Ikea e Amazon Go.

Experiências de compra

O consumidor já está à frente do varejo há alguns anos – mesmo que muitas empresas ainda estejam correndo para se adaptar à essa mudança. Agora, porém, o desafio é transformar a compra em participação, em uma experiência única, que suba a barra em um universo de expectativas cada vez mais altas.

E como isso será apresentado no palco da NRF 2020? Com muitos casos de sucesso e depoimentos de líderes do varejo. Na sessão “De pontos a passaportes: repensando o programa de fidelidade“, Matthew Blonder, VP de Marketing e Digital Brand Commerce da Reebok, e Rick Gomez, Chief Marketing e Digital Officer da Target, irão falar sobre a importância de incentivar a fidelidade dos consumidores por meio de experiências mais amplas de relacionamento.

Inovação em processos

Se os modelos de negócio e as experiências de consumo se transformaram nos últimos anos – e continuarão de forma acelerada nos próximos, é preciso evoluir também em processos. São eles que mudam o jogo e fazem a ponte entre uma ideia de negócio incrível e a experiência real que o consumidor terá no ponto de venda (seja online ou offline).

Neste sentido, inovação e tecnologia são os pilares fundamentais para que os processos acompanhem toda a evolução da empresa. E, para falar sobre isso, teremos Thomas Kurian, CEO do Google Cloud, e Paul Gaffney, CEO da Kohl’s, apresentando suas visões em “Resolvendo o futuro do varejo com Cloud“.

Neste vídeo, você pode conhecer um pouco mais sobre a parceria entre as duas empresas para inovar no varejo:

Propósito de negócio além da Responsabilidade Social Corporativa

Depois de evoluirmos de ações de caridade para programas de Responsabilidade Social Corporativa sustentáveis e de longo prazo, o mercado apresenta um novo desafio para as empresas varejistas ao demonstrar o seu propósito ao mundo.

Em tempos nos quais marcas e pessoas são “canceladas” pelos consumidores, se torna ainda mais importante construir um posicionamento que de fato reflita valores da companhia. E, da mesma forma, é preciso agir em consonância com o propósito definido.

Para falar sobre o tema, a NRF 2020 convidou, entre outros, Shannon Schuyler, Chief Purpose Officer da PwC, e Tammy Scheffer, Chief People Officer da Rent the Runway. Elas formarão o painel “Vozes visionárias de ambição, propósito e inclusão“.

Quer saber mais sobre o tema? Neste vídeo, Shannon Schuyler conta o que propósito pode fazer pelas organizações:

Colaboração e parcerias reais

Enxergar outras empresas do setor como aliadas, não como antagonistas. Essa é a abordagem da NRF 2020 para explorar a colaboração como nova forma de competição. Empresas que atuam em parceria, apostando no melhor de cada uma, conseguem crescer juntas.

Mas isso traz desafios: propósito e visão alinhados, gestão compartilhada de projetos e benefícios para os dois lados. Veremos isso no palco da NRF 2020 em sessões como “Zalando e Nike: juntando-se para inovar as plataformas digitais“, um bate papo entre Stuart Hogue, VP Marketplace Development da Nike, e Carsten Keller, VP da Zalando SE. A conversa será mediada por Chris Field, CEO da Fieldworks Marketing.

A NRF 2020 está chegando e estamos prontos para aprender com ela!

Como falamos, em 2020 estaremos novamente presentes na NRF Retail’s Big Show. Desta vez, patrocinaremos as duas principais comitivas brasileiras (BTR Varese e da GS&MD Gouvêa de Souza) e estamos bastante ansiosos para ver ao vivo como o varejo pode ser ainda mais visionário! Quer acompanhar também? Vamos compartilhar os momentos mais interessantes aqui em nosso blog e também em nossas redes sociais. Acompanhe!

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