Prevenção a fraudes: como minimizar os riscos e impulsionar seus negócios ao mesmo tempo?

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O maior desafio para os emissores é intensificar as barreiras para prevenção a fraudes, porém sem criar um obstáculo para utilização dos portadores, levando à queda de operações. 

Evitar as fraudes nas transações financeiras é um desafio comum para qualquer emissor, um risco crescente a ser controlado e mitigado. Segundo o Ranking do Banco Central, houve aumento de 28,2% nas queixas relacionadas a irregularidades em segurança entre 2018 e 2019 – isso falando apenas de cartão de crédito, sem mencionar outros serviços como conta corrente, cartão private label, entre outros. Por isso, é cada vez mais importante discutirmos estratégias de prevenção a fraudes.

Medidas como bloqueio imediato da compra por transações fora do perfil de comportamento podem impedir uma fraude. Porém, também podem inviabilizar boas transações, além de gerar uma experiência negativa para o portador, levando-o a optar por outro meio de pagamento – em um cenário no qual existem mais de 513 milhões de cartões de crédito e débito em circulação no país, é de se esperar que o portador recorra ao uso de outro cartão ou até mesmo do dinheiro em espécie após ter sua transação negada. 

O quanto a experiência do portador é central em sua operação de prevenção a fraudes?

prevenção a fraudes

Todo gestor de fraudes conhece bem o desafio de equilibrar a balança entre prevenir fraudes nas transações financeiras e, ao mesmo tempo, viabilizar as boas operações.

Infelizmente, como sabemos, não existe uma maneira de impedir totalmente as irregularidades. Inclusive, é comum ouvirmos de profissionais da área que a única maneira de fazer isso seria barrar todas as transações (!). Mas isso inviabilizaria qualquer negócio, não é?

E, cabe lembrar que, tão importante quanto barrar fraudes e evitar os bloqueios em falsos positivos, está a priorização da boa relação do seu cliente com seu cartão de crédito ou débito, para que ele dê cada vez maior preferência ao seu serviço.

Um cancelamento ou bloqueio feito à toa pode abalar a relação com um cliente que exigiu esforços de diversas áreas e altos investimentos para ser conquistado. Quando o cartão não passa, a sensação de segurança em relação ao serviço financeiro é prejudicada, o que pode levar o cliente a optar por outro emissor ou meio de pagamento.

A solução ideal, então, é aprimorar ao máximo a estratégia de prevenção a fraudes, apostando tanto na tecnologia, quanto na comunicação e no relacionamento com o usuário. 

 

Pilares para eficiência de uma solução de prevenção a fraudes

A boa notícia é que as tecnologias para evitar transações irregulares avançaram no mesmo ritmo das ações criminosas. Atualmente, contamos com modelos avançados baseados em Inteligência Artificial para predição de fraudes: eles possibilitam uma estratégia antifraude eficaz, que impede as transações fraudulentas, mas também promovem uma boa experiência para o cliente, por meio de uma rápida comunicação em casos suspeitos.

Uma solução de prevenção a fraudes com este fim possui alguns pilares fundamentais:

Tempo reduzido de resposta

Para prevenção a fraudes, uma solução precisa ter tempo de processamento reduzido, a fim de rapidamente identificar comportamentos suspeitos e tomar decisões sobre eles. Com isso e uma estratégia de comunicação integrada, é possível, por exemplo, confirmar a validade da compra com o consumidor enquanto ele ainda está no ponto de venda ou no site de comércio eletrônico, confirmando a transação (ou não) antes de um eventual bloqueio.

Disponibilidade em qualquer dia e qualquer horário

Em um cenário no qual a maior parte das fraudes acontecem no e-commerce e não, necessariamente, em horário comercial, é fundamental investir na disponibilidade da plataforma, que deve ser 24×7.

Redução do custo operacional

Uma solução antifraude deve ter eficiência operacional, que está relacionada à redução da necessidade de contato com o cliente por parte do time, o que pode ocorrer tanto pela interação automatizada (via SMS, voice bot, e-mail, push, entre outros), quanto pela definição de critérios mais personalizados que tornam esse contato necessário. 

Melhora na experiência do portador

Com isso, há também significativa melhora na experiência do portador, especialmente se houver um aprendizado da solução sobre qual o melhor canal de interação com cada usuário para confirmação de transações suspeitas. 

Redução do atrito

Toda contestação de transação pode gerar um atrito com o cliente, seja em boas transações, seja na identificação de fraudes que possam reduzir a confiança no serviço financeiro.

Portanto, para a qualidade do negócio, tornar essas ocorrências o mais amigáveis e personalizadas possível, é fundamental para uma operação de sucesso. 

Tamanho, qualidade e histórico da base de dados

São o tamanho e a qualidade da base de dados que servirão como princípio para este modelo preditivo de prevenção a fraudes. Quanto maior for o histórico de dados do sistema de gestão utilizado, mais precisas serão as análises para predição de comportamentos fraudulentos com modelos de Inteligência Artificial, que se tornaram mais robustos ao longo do tempo.

Inteligência e experiência por trás dos modelos matemáticos de prevenção a fraudes

Atualmente, a melhor solução para prevenção a fraudes em meios de pagamento, segundo avaliação da Gartner, é a Falcon, da FICO – parceira da Conductor para nossas soluções na Conductor Protect.  

A liderança da FICO vem, principalmente, de seu histórico de dados, uma vez que está presente em mais 9 mil instituições financeiras e em 17 dos 20 maiores emissores globais de cartões, o que representa o maior consórcio de dados para prevenção a fraude no mundo. 

Conductor Protect: melhores ferramentas de prevenção a fraudes do mercado, agora acessíveis para qualquer emissor

Na Conductor, somos parceiros da mais reconhecida plataforma de prevenção a fraudes. Para oferecer a solução mais adequada ao mercado do Brasil e da América Latina, desenvolvemos um modelo em que o Falcon se torna acessível para nossos clientes e não clientes (empresas que não processam na Conductor), que podem contar com a melhor estratégia antifraude do mercado – mas com custo de aquisição muitíssimo menor e tempo de implantação também reduzido.

A solução Conductor Protect, que utiliza a licença da solução da FICO, reduz o investimento inicial em milhões de reais (aproximadamente, uma redução entre 90% e 95%) e o tempo de implantação de cerca de um ano para somente um mês, trazendo outras vantagens como ausência de gastos imprevisíveis, melhor tempo de resposta devido ao uso de servidores locais e suporte de profissionais treinados e disponíveis. 

Se a Falcon é unanimidade no mercado como melhor ferramenta antifraude, o grande diferencial da nossa solução é a forma como a oferecemos, uma vez que encontramos um modelo em que as empresas – clientes ou não clientes Conductor – podem utilizá-la sem o alto investimento, sem equipe operacional e sem expertise prévia. Além de pagar por transação realizada, não pela aquisição da licença.

Ou seja, através da Conductor Protect, a melhor ferramenta do mercado de prevenção a fraudes se torna acessível a todas as empresas que desejam investir em uma plataforma de segurança de altíssimo nível como a Falcon, sem que precisem, para isso, realizar grandes aportes.

Os resultados nas operações de nossos clientes são bastante significativos e só tendem a melhorar com a maturação evolutiva do modelo de Inteligência Artificial comportamental:

  • Média de 95% de redução no tempo de processamento
  • Média de 99% de disponibilidade da plataforma
  • Média de 49% de redução do volume de contato com o cliente
  • Média de 42% de redução do volume de contato receptivo com o cliente
  • Média de 18% menos contestações

Se você busca uma solução que reduza o volume de fraudes, traga eficiência operacional e melhore o relacionamento com o seu cliente, fale com a gente!

 

Autor: Armando da Silva Machado Junior

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