Marketplace digital: como atrair mais valor para o seu negócio?

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Com as mudanças no comportamento de compra, em razão do isolamento social e das boas práticas de prevenção à pandemia, acompanhamos a entrada de muitos novos consumidores no mercado dos meios de pagamento digitais, acelerando uma transformação já em andamento no setor.

Segundo as últimas Estatísticas de Pagamentos de Varejo e de Cartões no Brasil, do Banco Central, no ano passado as transações por internet banking e mobile banking apresentaram uma curva ascendente, com aumento de 4% e de 17%, respectivamente, em relação a 2018, correspondendo a 76% do total de transações digitais realizadas em 2019. Para este ano, a tendência é de uma alta ainda maior nos números, especialmente motivada pelas compras no varejo online.

Com isso, emissores de cartões private label e de contas digitais veem a oportunidade (e a necessidade) de agregar ainda mais funcionalidades dentro de suas aplicações para tornar seu produto mais atrativo e valorizado pelos usuários. Neste sentido, soluções de Marketplace Digital têm se tornado uma das apostas mais simples e funcionais para reter e atrair novos clientes no ambiente digital.

Por meio desta modalidade, o emissor pode oferecer ao consumidor um cartão private label ou uma conta digital mais completos, que facilitam o acesso a compras ou a contratação de serviços essenciais ou produtos digitais – como recarga de celular, jogos eletrônicos ou apps de mobilidade e alimentação. Isso significa maior poder de consumo para o cliente e, ao mesmo tempo, melhores taxas de utilização e fidelização para o emissor. 

Quer saber mais? Entenda neste artigo como adaptar um Marketplace Digital aos diferentes mercados e conheça todos os benefícios de implementar uma plataforma deste tipo!

O que é um Marketplace de Serviços?

Marketplace digital

Um desafio recorrente para emissores de cartões private label e contas digitais é melhorar a fidelização de seu usuário, certo? O Marketplace de Serviços Digitais surge, então, como uma opção para oferecer mais e melhores opções de uso a estes meios de pagamento, ampliando o poder de consumo para além do ponto de venda do emissor.

Com o Marketplace de Serviços, portanto, uma empresa pode oferecer a comodidade da contratação de serviços essenciais ou produtos digitais desejados dentro do seu próprio app, os colocando na palma da mão do cliente – inclusive viabilizando a utilização desses serviços para aqueles que não possuem acesso por outros meios de pagamento (como cartão de crédito), representando uma ferramenta de inclusão financeira para esses consumidores.

Além disso, essa oferta de serviços, com a Conductor, pode ser totalmente customizável, com a escolha de parceiros que fazem sentido para seu público e para a sua estratégia de negócio, assim como com a disponibilização de ofertas e vouchers exclusivos.

Vantagens do Marketplace Digital para os mercados financeiro e varejista

E por que investir em uma solução de Marketplace Digital para levar esses serviços aos consumidores?

Seja sua empresa é uma instituição financeira ou uma rede varejista, existem benefícios importantes em oferecer esta experiência digital para os seus clientes. Confira os principais para cada setor:

Marketplace Digital para o Setor Financeiro

  • O Marketplace pode ser usado para disponibilizar algum benefício adicional, como os programas de distribuição de vouchers ou cashback;
  • Maior versatilidade de uso ao logar no app, entregando ao cliente muito mais do que apenas o acesso à conta;
  • A instituição financeira evolui sua tecnologia em direção ao modelo de Super App, reunindo múltiplos serviços e entregando mais conveniência aos consumidores.

Marketplace Digital para o Setor Varejista

  • O cartão private label ou a conta digital ganham mais relevância, construindo novas pontes com os clientes;
  • A maior versatilidade de serviços tende a aumentar também o tráfego em loja e a receita dos negócios;
  • A plataforma representa uma oportunidade para a entrada de novos consumidores no mercado, principalmente das classes C e D (clientes desbancarizados ou que buscam pagamento à prazo, porém sem acesso a cartão de crédito).

Além desses benefícios específicos para os dois segmentos de mercado, existem outras vantagens que podemos citar para a oferta de um Marketplace de Serviços Digitais:

  • Rápida ativação do meio de pagamento: rapidez na liberação de uso das funcionalidades e facilidade para navegar dentro de uma plataforma que o consumidor já conhece. Além das vantagens para cada um dos mercados, o Marketplace também tem características que favorecem todas as pontas, comprovando a multiplicidade da plataforma.
  • Frequência de uso: ao agregar mais serviços ao cartão private label, cartão bandeirado ou conta digital, o cliente passará a utilizar mais o seu meio de pagamento.
  • Receita de interchange: no caso dos cartões private label, o sistema remunera o emissor toda vez que há uma transação (diferente do que ocorre no bandeirado), apostando no crescimento dos clientes.
  • Totalmente customizável: o fato do emissor poder escolher os players que deseja ofertar em seu Marketplace aumenta a percepção e o valor de marca do negócio. Além disso, é simples de implementar.

Marketplace de Serviços: uma plataforma Conductor para que emissores ofereçam uma solução ainda mais atrativa aos seus clientes

Para entregar esses benefícios aos nossos clientes e aos seus consumidores, a plataforma da Conductor foi desenvolvida com base em três pilares essenciais:

  • Flexibilidade
  • Facilidade na transferência de recursos
  • Escalabilidade

Seguindo esses três eixos, a integração é 100% customizada e ocorre de acordo com a necessidade de cada emissor, a partir de um mapeamento inicial da jornada do usuário. Independentemente da personalização do cartão ou da conta, a grande vantagem para o consumidor é a liberdade que ele tem de como e onde usar seus créditos, fazendo o dinheiro valer mais, seja para se locomover (Uber) ou para pedir comida de um restaurante (iFood), por exemplo.

Como o Marketplace Digital pode ser integrado ao seu meio de pagamento já existente?

A implementação de um Marketplace Digital ocorre de forma muito simplificada: é fácil, rápido e seguro. Basta integrar o sistema ao cartão da loja ou conta digital via APIs ou SDKs.

Entenda a diferença entre os formatos de integração:

Via Stand Alone App: Integração Off-to-On para emissores Private Label

  • Marketplace com padrão já formatado ou White Label Apps.
  • Disponível para cartões Private Label.
  • Adaptável para todos os modelos.
  • Rápida implementação (2 semanas).

Via APIs

  • Integração de serviços digitais aos aplicativos dos clientes.
  • Relação B2B com a Conductor.
  • Maior liquidez.
  • Manutenção UX/UI do aplicativo original.

Via SDK (Software Development Kit)

  • Integração de serviços digitais aos aplicativos dos clientes.
  • Funciona como se o aplicativo tivesse um serviço adicional.

Conheça nossos players parceiros

A plataforma de Markeplace é uma oportunidade para que as empresas mais inovadoras continuem gerando valor para a sua rede e conquistando a preferência de novos clientes. O benefício de incrementar os cartões private label e contas digitais com um marketplace de serviços, mais do que a possibilidade de rentabilidade, está na capacidade de garantir maior poder de compra a uma parcela da população que hoje não tem acesso a determinados produtos e serviços.

Confira quem já faz parte da nossa rede de parceiros*:

  • Mobilidade: Uber
  • Cash-in Carteiras: iFood
  • Alimentação: Uber Eats
  • Recarga: Vivo, Oi, Tim, Claro
  • Entretenimento: Spotify, Xbox, Deezer, Minecraft, Google Play, entre outros.
*Nosso Marketplace de Serviços está em constante evolução. Consulte os players parceiros no momento da contratação.

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