Conta digital: sua empresa também pode oferecer serviços financeiros

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Até pouco tempo, quando pensávamos em conta para transações financeiras, pensávamos em bancos, principalmente as grandes instituições. O mercado brasileiro, de fato, é um dos que possui maior concentração neste setor em todo mundo. Segundo o Relatório do Banco Central de 2017, os cinco maiores bancos brasileiros representavam 82% do mercado financeiro do país.

Entretanto, estamos vendo as fintechs começarem a mudar esse cenário já há alguns anos, com as suas contas digitais que rapidamente engajaram o público consumidor e aumentaram a competitividade no setor. Levantamento do Boston Consulting Group em 2019 estima que sejam abertas a cada mês por volta de 500 mil a 1 milhão de contas em plataformas digitais.

Porém, se engana quem pensa que sejam apenas os bancos – instituições tradicionais ou bancos digitais – os únicos a oferecerem essa experiência digital. A verdade é que empresas de diferentes setores podem se tornar instituições de pagamento. Possivelmente, inclusive a sua!

O papel das contas digitais na inclusão financeira

Quando falamos em contas digitais, falamos também em inclusão financeira para uma significativa parcela da população brasileira. De acordo com dados de 2019 do Instituto Locomotiva, 45 milhões de brasileiros são considerados desbancarizados, ou seja, não têm acesso a serviços como conta corrente ou poupança, cartão de débito e cartão de crédito.

Quando empresas assumem a função de oferecer contas digitais aos públicos com os quais já possuem um relacionamento de confiança, é possível contribuir para a transformação neste quesito. Isso acontece tanto pela eliminação de eventuais barreiras (física para abertura de conta em agência, por exemplo) quanto pela redução de custos para o usuário, com transações gratuitas ou com taxas menores.

Com a inclusão financeira, consumidores passam a ter acesso também a diversos serviços digitais, como uso de aplicativos de transporte, entretenimento, alimentação, entre outros.

Além dos bancos: setores e tipos de empresas que oferecem contas digitais

E em quais modelos essas contas digitais podem ser oferecidas e para quem? A resposta é simples: depende do perfil do seu negócio e do seu público. Acompanhando diversos clientes e o mercado de meios de pagamento nesses últimos anos, desenvolvemos e conhecemos modelos de sucesso que compartilhamos abaixo. Algum deles faz sentido para a sua empresa?

Varejistas

Empresas varejistas estão entre as que mais ofertam contas digitais. Entre os motivos para isso estão o alto volume de clientes que podem ser fidelizados por meio de serviços financeiros, além da proximidade com esse público, que encontra no ponto de venda uma relação de confiança.

Como a maior parte dos grandes varejistas já oferecem cartões private label ou serviços de concessão de crédito, a migração para conta digital representa uma evolução dos produtos financeiros disponibilizados aos clientes.

Um bom exemplo é a conta digital da Pernambucanas, que pode ser utilizada para transferências, pagamento de contas e boletos, recarga de celular, investimentos e outras operações. 

Aplicativos

Aplicativos para diferentes tipos de serviços (entrega, transporte, alimentação, entretenimento, etc) estão evoluindo para disponibilizar sua própria carteira digital aos clientes, tanto para pagamento das transações efetuadas pelo app, quanto para pagamentos de boletos, contas básicas, recargas de celular, entre outros.

Esta é uma maneira de simplificar as transações e, ao mesmo tempo, oferecer benefícios exclusivos como vouchers ou cashback, com o objetivo principal de fidelização do usuário.

Talvez você já conheça e até utilize uma conta digital neste modelo, como o RappiPay, que oferece 3% de cashback nas transações – como uso de cartão de crédito, pagamento de contas e transferências para outras pessoas.  

Empresas com força de vendas terceirizada

As organizações que contam com força de vendas terceirizada, por meio de revendedores ou representantes comerciais, ao criar uma conta digital facilitam não apenas as relações financeiras com esses intermediários, mas também simplificam os meios de pagamento para o consumidor final.

É possível disponibilizar conta digital para a força de vendas que permita integração com maquininhas ou recebimentos via QR Code, por exemplo.

O Boticário, por exemplo, criou o Minha Revenda Digital. Com ele, as consultoras podem cobrar seus clientes por meio da maquininha, link de pagamento e boletos, além de gerenciar todas as finanças nessa conta digital. 

Indústrias

Indústrias voltadas para o mercado de consumo também estão criando suas próprias contas digitais, tanto para os colaboradores, quanto para os negócios que são parceiros na distribuição e na revenda dos produtos – especialmente se estes foram micro e pequenas empresas.

Desta maneira, os estabelecimentos comerciais contam com maquininha, cartão de crédito e débito, entre outros serviços, integrando essas operações a um parceiro de negócio já existente.

Neste sentido, a AMBEV criou a conta digital para pessoa jurídica Donus, que não possui taxas ou anuidade e permite transferência via QR Code e depósito em dinheiro entre os serviços oferecidos. 

Cadeias Logísticas

Organizações que atuam com cadeias logísticas e precisam disponibilizar aos motoristas (terceirizados ou próprios) recursos para despesas com combustível, pedágio, alimentação, entre outros, encontram facilidade ao concentrar essas transações em uma conta digital.

Desta forma, são reduzidas as despesas com múltiplos fornecedores (vale-alimentação, vale-combustível, etc), além de facilitar o controle e a previsão de gastos. 

Conta digital para a sua empresa

Uma vez que contribui para a inclusão financeira de seu público cliente ou parceiro, sua empresa, evidentemente, constrói uma base de relacionamento mais sólida com esses indivíduos. A fidelização é, de fato, uma das principais vantagens em oferecer uma conta digital. 

A conta digital ainda conta com outros benefícios:

  • Ampliação da base de clientes
  • Eficiência em processos, com alto nível de digitalização
  • Transformação de custos em receita

E, como, de fato, criar uma conta digital para seus stakeholders? Para empresas que desejam criar sua conta digital sem desviar o foco de seu modelo de negócio principal, fintechs que desejam acelerar seu processo de desenvolvimento, grandes instituições que querem testar rapidamente o conceito, podem fazer isso por meio do modelo de Banking as a Service (BaaS):

Na prática, o BaaS permite que qualquer negócio possa oferecer serviços financeiros, sem ter que passar por todo o desenvolvimento de uma estrutura bancária e pela burocracia que esse processo normalmente exigiria. Nesse modelo, sua empresa pode contratar uma plataforma especializada e, por meio de integrações via API, se tornar um “banco”.

Dessa forma, ela pode oferecer contas de pagamento para seus públicos, que poderão contar com serviços como:

  • Conta Digital;
  • Pagamento de Boletos;
  • Transferências;
  • Cartão de débito e crédito pré-pago;
  • Recarga de celular e transporte;
  • Marketplace de serviços digitais;
  • Entre outros.

Se você busca um parceiro de confiança para transformar sua conta digital em realidade, a Dock, uma empresa Conductor, já desenvolveu contas digitais para mais de 100 clientes, com mais de 1 milhão de cartões ativos. 

A Dock oferece soluções modulares e white-label, em uma plataforma de banking as a service 100% baseada em APIs.

Que tal começar sua jornada como provedor de soluções financeiras?

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