Banking as a Service: já pensou em ter o seu próprio banco?
No mundo corporativo, cada vez mais itens, soluções, partes do negócio se tornam “as a service”: SaaS (Software as a Service), DaaS (Data as a Service), PaaS (Platform as a Service), IaaS (Infrastructure as a Service)… No nosso dia a dia também vemos mesma tendência – soluções como Uber e o Airbnb, que entregam serviços de motorista e locações residenciais sob demanda, contratados com facilidade e rapidez, e pagos conforme o uso, “as a service”.
E por que não oferecer também às empresas a possibilidade de terem seu próprio Banco como serviço? O Banking as a Service (BaaS) é uma novidade no Brasil e promete ser a solução ideal para empresas que desejam oferecer serviços financeiros a clientes, funcionários, canais etc, mas sem a obrigatoriedade de operar como uma instituição bancária.
Hoje em dia, e com o auxílio do BaaS, fintechs e organizações de diversos segmentos podem oferecer ao mercado uma série de serviços que antes eram de exclusividade dos bancos e instituições financeiras, como conta de pagamento, cartão pré-pago e de crédito, saque, depósito, transferência, pagamento de contas, etc.
À medida que o setor bancário continua sua jornada digital, a demanda dos consumidores por mais transparência, conveniência e disponibilidade 24/7 só aumenta. Eles exigem maior controle e autonomia, e se mostram mais resistentes às limitações geográficas ou de horário de funcionamento.
Então, se a sua empresa quer oferecer serviços financeiros no formato que os consumidores gostariam de consumi-los, sem ter de arcar com todo o investimento e esforço operacional, o Banking as a Service (BaaS) pode ser uma alternativa interessante.
Uma solução que permite que qualquer empresa ou instituição tenha o seu banco, com a sua marca e o seu modelo de negócios, de forma rápida e sem complicações. Simples assim.
Através de uma conta digital e um cartão bandeirado multiuso integrados um aplicativo, a plataforma oferece aos usuários a experiência completa de um banco digital, que pode ser destinado a diversos públicos: funcionários, clientes, fornecedores, canais, entre outros.
Para a empresa ou instituição contratante, o Banking as a Service faz o papel da instituição de pagamento e do emissor, se responsabilizando pelas operações, licenças, compliance, legislação, tecnologia e segurança – ou seja, por toda a parte regulatória e técnica, para que as empresas possam focar somente no que realmente importa: captar, se relacionar e fidelizar clientes.
Como exemplo, vemos abaixo o modelo de BaaS desenvolvido por uma empresa do grupo, a Dock. Baseado no framework de processamento de cartões das diversas bandeiras, trazendo uma experiência de banco alicerçada em um Core (Emissão de Pré-Pago + Conta de Pagamento), e em uma camada de APIs que funciona como um grande agregador de funcionalidades em constante evolução (que oferece serviços como transferências bancárias, peer-to-peer (P2P), recarga de celular, pagamento de contas, entre outras):
Sem uma plataforma como essa, desenvolver e gerenciar toda a cadeia de meios de pagamento de um banco digital pode se mostrar uma tarefa bastante complexa:
Todo o processo documentado acima pode levar muito tempo e só seria rentável se realizado em grande escala.
Mas o Banking as a Service poupa as empresas de todo esse trabalho, pois se responsabiliza por toda e qualquer interação com órgãos reguladores, já possui uma licença de emissor e já tem negociados todos os deals de serviços como pagamentos de contas, recargas e demais serviços financeiros.
Ou seja, o BaaS é o modelo perfeito para as organizações que desejam, dentro de poucas semanas e sem se preocupar com as barreiras regulatórias, começar a oferecer serviços financeiros aos seus clientes.
Os módulos de conta de pagamento digital e cartão pré-pago ou de crédito são, em conjunto, a interface do usuário com a economia real. Ou seja, a experiência do cliente com o BaaS acontece principalmente no ambiente digital, através de um aplicativo proprietário personalizado, no qual ele tem controle sobre suas informações e transações financeiras. Já para realizar as movimentações em sua conta, o usuário conta com um cartão físico ou virtual, cujo design também é personalizável.
Normalmente, o desenvolvimento do aplicativo fica por conta da empresa contratante, que pode realizar o projeto internamente ou terceirizar. A integração com o BaaS é feita por meio de APIs, que conectam o front-end – aplicação com a sua marca, seus produtos e o seu look & feel – com a plataforma do banco digital, que é 100% modular e dinâmica.
Sim. A resposta é, de fato, tão simples quanto parece.
Não há restrições de setor, área de atuação, porte ou qualquer outra informação para definir se você pode contratar o BaaS. Por ser uma plataforma totalmente flexível e modular, o Banking as a Service da Conductor atende de startups/fintechs a grandes corporações. Ou seja, qualquer empresa que queira ter uma conta de digital!
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Existem diversos motivos pelos quais uma empresa pode inserir em sua estratégia a criação de um banco próprio. Entre eles, listamos abaixo os principais:
Até bancos também podem beneficiar-se das vantagens oferecidas pelo Banking as a Service – diferente do que se pode pensar, eles não são competidores, mas sim parceiros, uma vez que o banco pode utilizar a tecnologia disruptiva do BaaS para mudança de modelo, se tornando cada vez mais digital, ganhando muita agilidade de implementação.
O BaaS não só permite que qualquer organização seja capaz de adicionar serviços bancários à sua estratégia de negócio, sem se tornar um banco, como garante que isso aconteça em tempo recorde e de forma que atenda às expectativas do novo consumidor – ao disponibilizar uma plataforma completa e pronta para ser integrada por meio de APIs a qualquer aplicativo, o Banking as a Service assegura um time to market muito mais rápido enquanto entrega uma experiência totalmente personalizada ao cliente final.
E aí, também quer ter o seu próprio banco? Fale com a DOCK!
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